Os Cartórios de Registro Civil do Estado do Paraná e a Receita Federal lançam, na próxima segunda-feira (7), o serviço de emissão de CPF para recém nascidos paranaenses diretamente nas certidões de nascimento. O serviço será gratuito. Atualmente os cidadãos pagam R$ 7 nos postos conveniados com a Receita Federal para emitir o CPF.

No Paraná, o projeto abrangerá todos os 537 Cartórios de Registro Civil do Estado, presentes em todos os municípios paranaenses e também nos distritos e subdistritos. O projeto, que teve início em São Paulo e Rio de Janeiro, deverá ser expandido para outros estados nos próximos meses.

Além da gratuidade e da comodidade, o CPF na certidão de nascimento evita fraudes e problemas causados por homônimos, segundo a assessoria de imprensa da Receita Federal. De janeiro a outubro de 2015, foram emitidos quase 32 mil números de CPF para menores de um ano de idade no Paraná.

Muitos pais solicitam cedo o número do CPF para que seus filhos tenham acesso a serviços públicos e planos de saúde ou possam ser titulares de contas bancárias, por exemplo, diz a Receita. O sistema também já está adaptado para permitir o cadastro da filiação independentemente do gênero que compõe a família.

O lançamento ocorrerá no Hospital Evangélico, em Curitiba, com o registro do primeiro CPF para um recém-nascido a partir das 9h30.

Fonte: Gazeta do Povo.