Curso de Especialização para atendimento multiprofissional de crianças com Autismo – TEA

OBJETIVOS

Tem por objetivo especializar profissionais para o trabalho que já desenvolvem, possibilitando-os a
atuarem com eficiência nas temáticas da clínica e educação de Pessoas/Alunos com a presença de atraso
no desenvolvimento e os que estiverem dentro do TEA.

Objetivos específicos:
• Relembrar as bases neurológicas do desenvolvimento e do funcionamento do Sistema Nervoso
das transtornos do neurodesenvolvimento;
• Compreendendo as relações entre aspectos fisiológicos, psicológicos e sócio-culturais, a fim de
compreender o processo de aprendizado das pessoas com transtornos do neurodesenvolvimento;
• Conhecer, desenvolver e aplicar avaliações, aprender a estimular precocemente e a realizar
intervenções e estratégias tanto para as crianças, adolescentes e adultos, com transtornos do
neurodesenvolvimento, como para as escolas e instituições e familiares;
• Proporcionando aos profissionais a possibilidade de aplicação de metodologias de ponta para
pesquisa.

• Conhecer estudos, teorias e conceitos inovadores e atuais referentes aos Transtornos do
neurodesenvolvimento e TEA.
• Conhecer os desafios e as possibilidades do trabalho em instituições publicas e particulares.

PÚBLICO ALVO

Profissionais da área da Saúde e Educação com formação acadêmica: medicina, psicologia, pedagogia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, fisioterapia, musicoterapia entre outros que tenham interesse na temática.
Profissionais que já atuam ou pretendem atuar com crianças, adolescentes e adultos com necessidades especiais, Transtornos do Espectro Autista e Transtornos Globais do Desenvolvimento.

PRÉ-REQUISITO

Diploma de Ensino Superior em medicina, psicologia, pedagogia, terapia ocupacional, fonoaudiologia,
fisioterapia, musicoterapia entre outros diplomas de nível superior desde que reconhecidos
pelo MEC.

CONCEPÇÃO DO PROGRAMA

O Transtorno do Espectro do Autismo – TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta precocemente as crianças, sem distinção de classe sócio-econômica ou cultural.

O autismo agrega um conjunto de condições do neurodesenvolvimento muito heterogêneas,caracterizados por início precoce, devendo o diagnóstico ser feito por volta dos 18 meses de idade. Alguns aspectos observáveis precocemente, que indicam déficits e dificuldades na comunicação, na interação social e presença de comportamentos e interesses repetitivos e

restritivos poderão ser observáveis desde muito cedo.

Embora o Autismo varie entre os indivíduos, é uma condição que afeta a vida funcional, o que vai necessitar múltiplas intervenções, que vão auxiliar o indivíduo a conviver com suas dificuldades, em sociedade, aprendendo a lidar com seus potenciais e limitações.

Este curso, deverá possibilitar a uma equipe de profissionais, composta por neuropediatra, psiquiatra infantil, psicóloga, psicopedagoga, terapeuta ocupacional, fonoaudióloga, assistente social, musicoterapeutas entre outros que formaram equipe multidisciplinar a possibilidade de conhecerem e a especializar-se nos instrumentos de avaliação, no atendimento clinico e em

estratégias de intervenção para atuarem com crianças, adolescentes e adultos e suas famílias.

Conhecedores de tecnologias e recursos para o desenvolvimento sócio-emocional e cognitivo para que possam contribuir para a integração deste individuo na escola especial ou incluisiva de forma adequada com seus sentimentos e comportamentos, e com isso leva-lo a ter a melhor autonomia e independência possível, impactando na sua qualidade de vida e de sua família. Essa concepção abrangente e profundamente transformadora, que pretendemos levar a aos profissionais para que esses possam levar a todas as famílias que necessitem desses atendimentos.

Também é parte integrante dessa proposta dentro de uma linha inovadora, levar aos participantes refletirem sobre as politicas de atenção, prevenção e atendimento dos riscos biopsicossociais de nossa sociedade. Estudos longitudinais mostram que ao cuidarmos melhor de nossos bebes estaremos desenvolvendo seres humanos mas afetivos e com maior controle de comorbidades.

Esse programa visa além da atenção, à promoção da saúde, que envolve todas as dimensões humanas, trabalhando nas suas raízes o desenvolvimento durante a primeira infância.

Acreditamos que esse curso, pela sua concepção, estrutura, e visa incrementar o ensino e pesquisa, permitindo que mudança transformadora no modo de trabalhar as politicas de saúde, educação, sociais das pessoas com Transtornos do Neurodesenvolvimento, oportunizando uma vida digna para todas as famílias e para a sociedade.

COORDENADOR DO CURSO

marcia

Marcia Regina Machado Santos Valiati

  • Doutora em saúde da criança e do adolescente
  • Atua a mais de três décadas na área infantil, com vasta experiência em clinica e também docência
  • Coordenou de cursos de pós-graduação
  • coordenou a realização de congressos, Jornadas de neurociências, seminários e cursos livres
  • Autora de três livros: Desenvolvimento infantil 2012, Autismo perspectivas do dia a dia e Neurodesenovlviemnto Infantil 2017, Artigos em livros e revistas.
  • Participou proferindo palestras em eventos como ABENEPI e congressos e eventos ligados ao
    TEA.

PRODUÇÃO CIENTÍFICA PREVISTA

Ao final do curso o aluno apresentará, no prazo máximo de 30 dias, contados a partir do término do curso, um artigo ou um projeto, o qual, para ser aprovado, deverá estar de acordo com as normas exigidas pela lei, e apresentado para uma banca escolhida pela coordenação entre os docentes não orientadores.

METODOLOGIA

O curso contará com a participação de docentes mestres e doutores com notório saber na área indicada, que
devera ser suas aulas expositivas, participativas, dialógicas e preferencialmente com práticas, simulações, e estudos em grupo, seminários, análises de caso, relatos de experiências, debates, apresentação de vídeos etc). buscando a integração entre teoria e prática.

INTERDISCIPLINARIDADE

Interação em uma disciplina, de duas ou mais disciplinas, num processo que pode ir da simples comunicação de idéias até a integração recíproca de finalidades, objetivos, conceitos, conteúdos, terminologia, metodologia, procedimentos, dados e formas de organizá-los e sistematizá-los no processo de elaboração do conhecimento.
Como cada fenômeno observado ou vivido está inserido numa rede de relações que lhe dá sentido e
significado, as disciplinas devem estar interligadas para que possa ser visto desde o nascimento até a idade adulta a diferença, as necessidades e as especificidades de cada área do saber ligadas ao desenvolvimento do ser .

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

  • Formulário de inscrição preenchido:
  • Cópia autenticada do diploma de curso superior.
  • Cópias autenticadas da carteira de identidade e do CPF.
  • 2 Fotos 3×4 (recente).
  • Comprovante de endereço.
  • Certidão de nascimento ou casamento.
  • Comprovante do pagamento da taxa de inscrição.
  • Assinatura do Contrato Educacional.

MAIS INFORMAÇÕES

INÍCIO: dia 22 de Fevereiro de 2019

DURAÇÃO DO CURSO: 18 meses

CARGA HORÁRIA: 360 horas

INVESTIMENTO: Para verificar condições de pagamento e descontos especiais, entre em contato com a nossa Central de Relacionamento, temos um canal exclusivo para atendimento, ligue para 3333-3535

MATRÍCULAS: (41) 3333-3535 | (41) 99823-0085