Nutrição e Gastronomia Funcional

APRESENTAÇÃO

NOSSO CURSO
Além de diferenciado e inovador permite que o profissional, estude os procedimentos e condutas da nutrição clínica funcional mais atuais, aplicando-os à gastronomia e à elaboração de portfólios com receitas e fichas técnicas.

A NOSSA METODOLOGIA
Duração prevista de 10 meses, perfazendo um total de 390 horas. As atividades práticas serão realizadas para a prática gastronômica www.cacauescoladegastronomia, com Mestres e Doutores, todos com experiência na área. A prática fundamentada pela teoria possibilita o uso seguro dos recursos terapêuticos, dos básicos até os mais atuais e inovadores.

Todos os módulos terão o desenvolvimento de cardápios funcionais, acompanhados das receitas e ficha técnica. Nossa metodologia baseia-se numa ampla abordagem do processo avaliativo para proporcionar uma visão global do atendimento ao paciente que procura aliar saúde com conduta nutricional individualizada e de qualidade. Serão 75 horas em que o aluno desenvolverá habilidades para a prática gastronômica a partir dos preceitos teóricos.

 OS NOSSOS DIFERENCIAIS
– Imersões em laboratório: cozinha para práticas de Gastronomia Funcional;
– Construção de protocolos e discussões sobre condutas atuais na área;
– Em todos os módulos: cardápios funcionais, fichas técnicas e receitas funcionais;
– Abordagem global da avaliação do paciente: antropometria; bioquímica, clínica, dietética e genética;
– Assessoria e orientação nas teorias e práticas aplicadas;
-Módulos Integradores com trocas de experiências e network com Empresários e Empreendedores;
-Assessoria e orientação na Gestão e na Montagem de projetos/propostas de trabalho;
-Assessoria e orientação para o mercado de trabalho;
– Workshop em ambientes reais.

Pré Inscrição

COORDENAÇÃO

Eda Maria Arruda Scur
Nutricionista/ FIEPR – Mestre em Engenharia de Produção/UFSC Pós Graduada em Fisiologia Humana/UFPR e Metodologia do Ensino Superior/ IBPEX.

Atuação Profissional:  Nutricionista Clínica da AVANUTRITION – Avaliação Nutricional Avançada – Proprietária e Diretora de Empresa de Serviços de Informática para Nutrição e Professora de Pós-Graduação em Instituições de Ensino do Brasil. Coordenadora da Pós-graduação em Genômica Nutricional e Fisiológica do Instituto Tanbrazyl/Faculdade Futuro.

CORPO DOCENTE

Nosso corpo docente garante a você um aprendizado que irá prepará-lo (a) para a conquista do mercado de trabalho altamente competitivo. É a junção da tradição em ensino e a prática realizada. Atentem para a atuação profissional dos nossos Professores e da Coordenadora do Curso que além das titulações acadêmicas, são empreendedores na área da nutrição.

ANA CAROLINA ANDRETTI

Nutricionista/ Universidade Federal de Pelotas. Mestre em Medicina: Ciências Médicas/ UFRS
Atuação Profissional: Coordenadora da NutriAlliance, professora de Pos graduação em nutrição clínica, medicina estética e biomedicina estética. Ministra cursos e palestras nas áreas: nutrigenômica, nutrição estética, nutrição esportiva e nutrição clínica.Experiência hospitalar e 10 anos de atendimento em consultório. Co-autora de Livros de nutrição.

ANA LÚCIA RIBEIRO

Nutricionista / PUCPR – Mestranda em Bioética/ PUCPR- Pós-graduada em Marketing Aplicado ao Setor de Alimentos e Nutrição/ PUCPR e em Gerenciamento de Unidades de Alimentação e Nutrição/ PUCPR .
Atuação Profissional: Sócia Proprietária da Equilíbrio Nutrição. Professora e Coordenadora do Curso Técnico em Nutrição e Dietética do TECPUC . Nutricionista responsável pela qualidade e segurança dos alimentos nas concessões públicas na Copa do Mundo 2014 na cidade sede Curitiba.

ANNEROSE BARROS

Nutricionista/ IPA-RS. Mestre e Doutora em Medicina e Ciências da Saúde- Nefrologia/ PUCRS
Atuação Profissional: Trabalha no Jornal Brasileiro de Nefrologia (Impresso). Professora de curso de Personal Diet e cursos online pela Nutrialliance.

CAMILA PRIM CALVI

Nutricionista/PUCPR – Mestre em Ciências da Saúde/PUC/PR. Pós Graduada em Fisiologia Humana e Aplicada à Nutrição /PUC/PR.
Atuação Profissional: Responsável pelo Departamento Científico – Nutrimedical  e do Fresenius Kabi – Linha Enteral e Parenteral.

CARINA BIANCARDI

Nutricionista/UFPR. Especialização em Gerência de Unidades de Alimentação e Nutrição/ UNOPAR.
Atuação Profissional: Professora em cursos livres e de extensão na área de Biogastronomia e sustentabilidade. Grande experiência como docente na área de Nutrição, com ênfase em Dietética, atuando principalmente nos seguintes temas: gastronomia, nutrição, técnicas culinárias e unidades de alimentação e nutrição.

 EDA MARIA SCUR ARRUDA

Nutricionista/ FIEPR – Mestre em Engenharia de Produção/UFSC Pós Graduada em Fisiologia Humana/UFPR e Metodologia do Ensino Superior/ IBPEX.
Atuação Profissional:  Nutricionista Clínica da AVANUTRITION – Avaliação Nutricional Avançada – Proprietária e Diretora de Empresa de Serviços de Informática para Nutrição e Professora de Pós-Graduação em Instituições de Ensino do Brasil. Coordenadora da Pós-graduação em Genômica Nutricional e Fisiológica do Instituto Tanbrazyl/Faculdade Futuro;

 DEILYS GONZALES VASQUEZ

Gastrônoma/Instituto de Educação Superior de Brasília. Nutricionista/Centro Universitário de Brasília. Pós-graduada em Fisiologia do Exercício/Universidade Católica de Brasília e em Nutrição Clínica e Estética/ IPGS
Atuação Profissional: Atuação em Restaurante e Professora convidada do Instituto de Pesquisa e Gestão em Saúde

FELIPE DE SOUZA CARDOSO

Nutricionista/ UFRJ. Mestre em Fisiopatologia Clínica e Experimental/ UERJ. Pós-graduado em Nutrição Clínica/UFRJ e em Fitoterapia/IPGS.
Atuação Profissional: Bolsista CNPq pelos Laboratórios de Mutagênese, Toxicologia e Fisiologia da UERJ. Docente de Fisiologia no curso técnico em Nutrição do Colégio Bezerra de Araújo (CBA), docente de Nutrição Estética, Fitoterapia, Marketing e Empreendedorismo do curso de graduação em Nutrição da Faculdade Bezerra de Araújo (FBA). Docente dos cursos de pós-graduação em Nutrição Estética e Fitoterapia do iPGS e Nutrição Clínica/Personal Diet da Universidade Estácio de Sá. Nutricionista chefe do Hospital Sírio Libanês Rio de Cirurgia Plástica e Estética, Nutricionista do Pitassi Day Spa e consultório particular.

LEANDRO MEDEIROS

Farmacêutico/ UFPE- Mestre e doutorando em Inovação Terapêutica/ UFPE, na linha de pesquisa em Território, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Saúde.
Atuação Profissional: Membro do Grupo Integrado de Estudos e Pesquisas em Economia da Saúde (GIEPES/UFPE); coordenador do Núcleo de Pesquisa em Saúde e Educação e docente da Escola de Saúde e Educação da Faculdade dos Guararapes/Laureate International Universities. Docente do curso de nutrição e enfermagem da Faculdade do Vale do Ipojuca/Grupo DeVry Brasil. Coordena os cursos de pós-graduação latu sensu em farmácia e nutrição (Faculdade Redentor/IDE Cursos). Possui experiência profissional em farmácia magistral, em atividades de consultoria em pesquisa, desenvolvimento e inovação de fórmulas magistrais, com ênfase em medicamentos fitoterápicos, suplementos nutricionais e insumos nutracêuticos.

PAULA KOPPE COLLEONI

Nutricionista/PUC/PR  – Mestre em Fisiologia da Perfomance/UFPR – Pós Graduada em Fisiologia Humana e da Nutrição/PUC/PR.
Atuação Profissional: Nutricionista Clinica/Consultório Particular –   Nutricionista Esportiva em  Equipes  de Natação, Futebol e Tênis. Professora de Graduação e Pós-graduação em Instituições de Ensino/ Curitiba.

SÉRGIO RICARDO BELLO

Nutricionista/FIES. Doutor do programa de pós Graduação em Medicina Interna do Hospital das Clínicas/UFPR – Mestre em Biologia Celular e Molecular/ UFPR.

Pós-graduado em Gestão em Nutrição Clínica/CBES/PR e em Fisiologia Humana e da Nutrição /PUC-PR.
Atuação Profissional:  Docente de cursos de nutrição, enfermagem, técnico em enfermagem, biologia e fisioterapia. Coordenador do curso de nutrição da FAPAR. Apresenta como foco de pesquisa, as sub-áreas de nutrição e câncer, imunonutrição e alimentos funcionais.

VIVIAN FRANÇA

Nutricionista/UNIPAR- Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Nutrição/UFSC- Mestre em Educação Física/ UFPR Pós-graduada em: Nutrição Humana aplicada a Administração em Unidades de Alimentação e Nutrição/UNIPAR e Engenharia de Alimentos/UNIOESTE
Atuação Profissional: Docente e Coordenadora do Curso de graduação em Nutrição da UNIPAR – Francisco Beltrão/PR

Por força maior, a Tanbrazyl/Futuro poderá substituir o Professor convidado por outro de igual titulação, competência e/ou valor profissional, sem prejuízo a excelência do curso.

NOSSO CONTEÚDO

NUTRIÇÃO E GASTRONOMIA FUNCIONAL

A: Conceitos fundamentais em Nutrição Funcional 

  • Conceitos fundamentais em Gastronomia Funcional;
  • Exemplos de cardápios funcionais.

B: Imersão em laboratório:

  • Cozinha para práticas em gastronomia funcional;
  • Aspectos culinários e técnica dietética;
  • Os recursos, idéias práticas e aplicabilidade.

AVALIAÇAO FUNCIONAL

  • Semiologia nutricional funcional;
  • Avaliação clínica e física;
  • Avaliação antropométrica;
  • Avaliação dietética;
  • Avaliação Bioquímica;
  • Marcadores genômicos que afetam o estado nutricional dieta e suplementos.

SUPLEMENTOS DIETÉTICOS: USO RESPONSÁVEL

  • Necessidades e avaliação da qualidade de multivitamínicos: Eles não são todos iguais- como escolher.;
  • Biodisponibilidade, razão molar e interações nutricionais e farmacológicas;
  • Nutracêuticos e fitoterápicos: o que são. Principais usos;
  • O papel e a responsabilidade do nutricionista.

TOXICIDADE/ESTRESSE/OXIDATIVO:INFLAMAÇÃO E EQUILÍBRIO ÁCIDO-ALCALINO

A: Consciência das Endotoxinas e Exotoxinas

Detoxificação: Semiologia da Toxicidade – Avaliação Laboratorial.

  • Vias de Detoxificação Detalhadas;
  • Considerações Genômicas na Regulação das Fase 1 e 2 da Detoxificação;
  • Quelação de Metais Pesados;
  • Inflamação: Princípios Nutricionais;
  • Dieta Alcalina: Princípios Nutricionais.

B: Imersão em laboratório: Cozinha para práticas em gastronomia funcional

  •  Práticas Gastronômicas em Cardápios Ddetox – Antinflamatório e Alcalino.
  • Cardápios Funcionais e Fichas Técnicas

SISTEMA GRATROINTESTINAL

  •  Definições e Parâmetros das Funções e Disfunções GI
  •  Suporte Nutricional nas Fases Digestivas
  •  Permeabilidade Intestinal e Sensibilidades Alimentares
  •  Alergias e Intolerância: Glúten, FODMAPs e outros
  •  Conexão Intestino- Cérebro
  •  Disbiose
  •  Microbioma e Saúde
  •  Imunologia e Neurologia Intestinais.
  •  Dietas de Apoio e Protocolos de Suplementos.
  •  Avaliação Laboratorial
  •  Principais Polimorfismos
  •  O Papel do Sistema GI na Detoxificação
  •  Cardápios Funcionais e Fichas Técnicas

NEUROLOGIA E NUTRIÇÃO

A: Definição de Neurotransmissores

  •  Interação Nutrientes, Fitoterápicos e Remédios Psicotrópicos;
  •  Apoio nutricional ao distúrbio do sono;
  •  Fisiologia da Compulsão – Vícios – Transtornos Alimentares;
  •  Desequilíbrio de Neurotransmissores e Influências Nutricionais;
  •  Influências Psicossociais;
  •  Cardápios Funcionais e Fichas Técnicas.

B: TDAH e transtornos do espectro autista. Doenças demenciais.

  • Influência do Estresse Oxidativo, Inflamação e Disbiose.;
  • Considerações Gastrointestinais;
  • Dieta Especial e Apoio Suplementar;
  • Principais Polimorfismos;
  • Avaliação laboratorial.

C: Imersão em Laboratório: Cozinha para Práticas em Gastronomia Funcional

  •  Práticas Gastronômicas em Cardápios para Neurologia;
  •  Cardápios Funcionais e Fichas Técnicas.

CARDIOMETABÓLICO

A: Teoria da inflamação para DCV

  •  Obesidade e Diabetes: Tipo de Tecido Adiposo, Tratamentos, Considerações Genômicas;
  •  Síndrome Metabólica;
  •  Avaliação Laboratorial;
  •  Dieta Cetogênica, carga e Índice glicêmico e outras Dietas de Suporte;
  •  Suplementos Específicos para Saúde Cardiometabólica;
  •  Principais Polimorfismos.

B: Imersão em Laboratório: Cozinha para Práticas em Gastronomia Funcional

Práticas Gastronômicas em Cardápios Cardiometabólicos.;

Cardápios Funcionais e Fichas Técnicas.

ALTERAÇÕES ENDÓCRINAS

A: Distúrbios da Tireoide

  • Interpretação Laboratorial;
  • Causa de Disfunção Tireoidiana;
  • Tireoidite Auto-Imune;
  • Principais Polimorfismos;
  • Dieta e Apoio Suplementar;
  • Adrenal – a Redução do Estresse;
  • Equilíbrio dos Hormônios Adrenais : Fases do Estresse Adrenal;
  • Conexão Mente – Corpo;
  • Outros Hormônios Relacionados ao Estresse;
  • Principais Polimorfismos;
  • Nutrição no Controle do Estresse.

B: Imersão em Laboratório: Cozinha para Práticas em Gastronomia Funcional

Práticas Gastronômicas em Cardápios para Controle do Estresse e nas Disfunções da Tireoide.;

Cardápios Funcionais e Fichas Técnicas.

NUTRIÇAO FUNCIONAL NA ESTÉTICA

  • Síntese de Colágeno;
  • Semiologia Nutricional na Estética: Cabelos, Pele e Unhas;
  • Influências Nutricionais nas Afecções Estéticas: Fibro Edema Ginoide – Estrias – Gordura Localizada – Edema;
  • Envelhecimento;
  • Avaliação Laboratorial;
  • Cardápios Funcionais e Fichas Técnicas.

EQUILIBRIO HORMONAL: CONSIDERAÇOES DE SAÚDE ESPECÍFICA DE GÊNERO

  •  Saúde Ossea: mais do que apenas Cálcio e Vitamina D
  •  SPM / Peri-menopausa – Considerações – Suporte;
  •  Questões de Fertilidade – Iinfertilidade;
  •  A Saúde da Próstata;
  •  Principais Polimorfismos;
  •  Avaliação laboratorial;
  •  Cardápios Funcionais e Fichas Técnicas.

NUTRIÇAO FUNCIONAL NA ATIVIDADE FÍSICA

  • Conduta Nutricional e uso de Suplementos Antes e Pós o Exercício;
  • Dieta Cetogênica na Atividade Física. Uma Abordagem Atual;
  • Principais Polimorfismos;
  • Cardápios Funcionais e Fichas Técnicas.

ASPECTOS NUTRICIONIAS DO TRATAMENTODO CÂNCER

  • Princípios de Avaliação Nutricional a partir de Parâmetros de Laboratório;
  • Suporte Nutricional para Controlar a Inflamação / Insulina;
  • Suplementos Durante e Após o Tratamento do Câncer;
  •  Principais Polimorfismos;
  • Avaliação Laboratorial;
  • Cardápios Funcionais e Fichas Técnicas.

METODOLOGIA DA PESQUISA EM EAD

PESQUISA DE CAMPO

SEMINÁRIOS

MAIS INFORMAÇÕES

ÍNICIO: 03 de março 2017, Curitiba – PR
10 de março de 2017, Porto Alegre- RS

PERIODICIDADE: Quinzenal

HORÁRIO DAS AULAS:
Sexta-feira: das 19h as 22h30;
Sábado: 07h30 às 18h00.

DURAÇÃO DO CURSO: 13 módulos – 10 meses – 20 encontros presencias.

CARGA HORÁRIA:
390 horas sendo:
225 horas – aulas teóricas/práticas ( 10 módulos x 15hs);
75 horas – imersão com atendimento supervisionado em cozinha para práticas em gastronomia funcional
30 horas – online: Metodologia da Pesquisa em EAD;
60 horas – Pesquisa de campo e Seminários.

INVESTIMENTO:
Curitiba e Porto Alegre
24x de R$ 384,25(primeira no ato) + R$100,00 de Taxa de Inscrição
Caso nenhuma das nossas condições de pagamento não esteja acessível a você neste momento, FALE CONOSCO.
A Tanbrazyl se reserva ao direito de cancelar o curso caso não atinja o número mínimo de alunos.

Informe-se na nossa Central de Atendimento:
41-3333-0212
Whatsapp: 41-9647-4739
41- 9782-0005 (TIM).
E-mail: contato@tanbrazyl.com.br

Pré Inscrição
Fale Conosco